26 julho, 2017

 II Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo - REM-SP

Sessão temática - Formação de Educadores e Atuação Profissional


Entre a ação cultural e a social: a experiência da Pinacoteca de São Paulo na formação de educadores sociais

No intuito de relacionar os saberes da arte, cultura e patrimônio presentes no museu e as múltiplas vozes e saberes dos públicos, principalmente daqueles não tradicionalmente frequentadores, realizamos há 13 anos na Pinacoteca um curso para educadores sociais que trabalham com essas populações, potencializando os diálogos entre ambos.
Trata-se de uma formação para profissionais que desenvolvem projetos socioeducativos junto a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é que esses profissionais elaborem projetos educativos nos quais se apropriem do museu, de seus procedimentos e conteúdos, relacionando-os com sua atuação, a fim de enriquecê-la.
A apresentação abordará as propostas dessa formação, bem como alguns de seus desdobramentos e impactos, levantados por meio de uma pesquisa avaliativa realizada junto a 306 participantes do curso entre os anos de 2005 e 2015.


Gabriela Aidar é graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra. Foi coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo e atualmente coordena os Programas Educativos Inclusivos deste museu.



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