Sessão temática - Formação de Educadores e Atuação
Profissional
Entre
a ação cultural e a social: a experiência da Pinacoteca de São Paulo na
formação de educadores sociais
No intuito de relacionar os
saberes da arte, cultura e patrimônio presentes no museu e as múltiplas vozes e
saberes dos públicos, principalmente daqueles não tradicionalmente
frequentadores, realizamos há 13 anos na Pinacoteca um curso para educadores
sociais que trabalham com essas populações, potencializando os diálogos entre
ambos.
Trata-se de uma formação para
profissionais que desenvolvem projetos socioeducativos junto a grupos de
pessoas em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é que esses
profissionais elaborem projetos educativos nos quais se apropriem do museu, de
seus procedimentos e conteúdos, relacionando-os com sua atuação, a fim de
enriquecê-la.
A apresentação abordará as
propostas dessa formação, bem como alguns de seus desdobramentos e impactos,
levantados por meio de uma pesquisa avaliativa realizada junto a 306
participantes do curso entre os anos de 2005 e 2015.
Gabriela Aidar é graduada em História pela Universidade de São
Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte
Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da
USP. Obteve o título de Master
of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra. Foi
coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa
da Pinacoteca de São Paulo e atualmente coordena
os Programas Educativos Inclusivos deste museu.
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