WORKSHOP “PRÁTICAS EM REDE, REDE DE PRÁTICAS”
A REM-SP (Rede de Educadores de Museus de São Paulo)
organizou o Workshop “Práticas em Rede, Rede de Práticas” como desdobramento do
10o Encontro Paulista de Museus (EPM) iniciativa do SISEM-SP
(Sistema Estadual de Museus de São Paulo).
A atividade aconteceu no Museu da Energia de São Paulo
(Alameda Nothmann, 184 – Campos Elíseos – São Paulo, SP) no dia 20 de julho de
2018, das 14h às 18h com coordenação de Fernanda
Castro, Luciana Conrado Martins e Rafaela Gueiros e mediação dos integrantes da
REM-SP: Lilian Amaral, Marina Gouveia, Silvia Arruda e Thiago Consiglio.
A proposta da atividade era organizar uma conversa entre
educadores e interessados sobre a Política
Nacional de Educação Museal (PNEM), uma política pública
recente que surge da iniciativa das Redes de Educadores de Museus espalhadas
pelo Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado
ao Ministério da Cultura (Minc).
Durante os meses que antecederam o 10º Encontro Paulista de
Museus, as REMs de alguns estados mobilizaram-se, em parcerias com museus do
Brasil todo, para a apresentação do “Caderno da PNEM” a fim de promover rodas
de conversas e discussões acerca de sua eficácia e aplicabilidade nas diversas
localidades.
WORKSHOP
A atividade teve início com um acolhimento da instituição
que recebeu a atividade, o Museu da Energia de São Paulo através da Luciana
Nemes, coordenadora da instituição. Em sua fala inicial, Luciana apresentou e
destacou a importância do campo educativo no plano museológico da instituição
dando diversos exemplos de atividades e programações realizadas com esta
perspectiva. Esse acolhimento foi interessante porque já adiantou diversos
exemplos daquilo que seria discutido em seguida com o tema da PNEM.
Depois da apresentação da Luciana Nemes, se iniciou o
workshop com a coordenação de três figuras importantes na construção da
Política Nacional de Educação Museal: Fernanda
Castro, Luciana Conrado Martins e Rafaela Gueiros.
Fernanda Castro é membro do comitê
gestor da REM-RJ, atua no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e é
vinculada ao Ibram; Luciana Martins é sócia na empresa Percebe e atuou na
elaboração da PNEM; e Rafaela Gueiros, servidora do Ibram e que integrou o GT
de Profissionais de Educação Museal durante a construção do Caderno da PNEM.
O Caderno
da PNEM está estruturado em três partes. A primeira é dedicada à
contextualização de como a política foi gerada e conta com um breve histórico
da Educação Museal no Brasil. Em seguida, o caderno apresenta o processo
colaborativo de elaboração da PNEM, destacando a relevância da ação das REMs
para este processo, além de discutir sobre possibilidades de ações e práticas
da mesma.
A segunda
parte do Caderno apresenta um glossário, no formato de verbetes, com os
principais conceitos utilizados no campo da Educação Museal. Ao final, o leitor
pode encontrar os documentos que influenciaram a criação da PNEM, como a Carta
de Petrópolis, a Carta de Belém, a Carta de Porto Alegre e a Portaria nº 422,
de 30 de novembro de 2017, publicada pelo Ibram.
No
workshop Práticas em rede: rede de
práticas, após a apresentação do Caderno e sua estrutura, os participantes
foram encorajados a formarem grupos para que debatessem, baseados nos
princípios e diretrizes propostos pela PNEM, sobre a aplicabilidade desta
política nos contextos variados dos museus brasileiros, a fim de incentivar o
surgimento de propostas de ações fomentadas pela Política de Educação Museal.
A partir
das diretrizes da PNEM, os participantes do workshop organizaram suas propostas
sobre a aplicabilidade e difusão da mesma. Os grupos expuseram seus tópicos e,
para a surpresa das palestrantes, eles já estavam articulados em suas propostas
e partilhavam de opiniões comuns sobre os temas levantados, evidenciando a
importância deste momento para o fortalecimento da área da Educação Museal e
das ações das Redes e em redes.
Algumas das propostas, fortalecidas pelo tema
da próxima Primavera dos Museus: “Celebrando a Educação em Museus”,
contemplavam a continuidade de debates, encontros e rodas de conversa sobre o
documento. Tais encontros visariam a formação de agentes multiplicadores que
pudessem difundir as diretrizes do PNEM em suas regiões e ampliar o alcance da
mesma.
Outra
proposta levantada pelos participantes falava sobre a PNEM servir como um modo
de sensibilizar os gestores dos museus, destacando que, além da pesquisa,
comunicação e preservação, a Educação Museal deve ter destaque nos planos
museológicos e, principalmente, nas práticas da instituição.
Os
tópicos de debate apresentados ao longo do workshop, bem como o Caderno da
PNEM, servirão como base para que Fernanda Castro e Luciana Martins possam
elaborar um roteiro de aplicação desta oficina para que as outras REMs possam
realizá-la também.
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