29 agosto, 2018

WORKSHOP “PRÁTICAS EM REDE, REDE DE PRÁTICAS”


WORKSHOP “PRÁTICAS EM REDE, REDE DE PRÁTICAS”

A REM-SP (Rede de Educadores de Museus de São Paulo) organizou o Workshop “Práticas em Rede, Rede de Práticas” como desdobramento do 10o Encontro Paulista de Museus (EPM) iniciativa do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

A atividade aconteceu no Museu da Energia de São Paulo (Alameda Nothmann, 184 – Campos Elíseos – São Paulo, SP) no dia 20 de julho de 2018, das 14h às 18h com coordenação de Fernanda Castro, Luciana Conrado Martins e Rafaela Gueiros e mediação dos integrantes da REM-SP: Lilian Amaral, Marina Gouveia, Silvia Arruda e Thiago Consiglio.

A proposta da atividade era organizar uma conversa entre educadores e interessados sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), uma política pública recente que surge da iniciativa das Redes de Educadores de Museus espalhadas pelo Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

Durante os meses que antecederam o 10º Encontro Paulista de Museus, as REMs de alguns estados mobilizaram-se, em parcerias com museus do Brasil todo, para a apresentação do “Caderno da PNEM” a fim de promover rodas de conversas e discussões acerca de sua eficácia e aplicabilidade nas diversas localidades.
           
WORKSHOP

            A atividade teve início com um acolhimento da instituição que recebeu a atividade, o Museu da Energia de São Paulo através da Luciana Nemes, coordenadora da instituição. Em sua fala inicial, Luciana apresentou e destacou a importância do campo educativo no plano museológico da instituição dando diversos exemplos de atividades e programações realizadas com esta perspectiva. Esse acolhimento foi interessante porque já adiantou diversos exemplos daquilo que seria discutido em seguida com o tema da PNEM.

            Depois da apresentação da Luciana Nemes, se iniciou o workshop com a coordenação de três figuras importantes na construção da Política Nacional de Educação Museal: Fernanda Castro, Luciana Conrado Martins e Rafaela Gueiros.

            Fernanda Castro é membro do comitê gestor da REM-RJ, atua no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e é vinculada ao Ibram; Luciana Martins é sócia na empresa Percebe e atuou na elaboração da PNEM; e Rafaela Gueiros, servidora do Ibram e que integrou o GT de Profissionais de Educação Museal durante a construção do Caderno da PNEM.

O Caderno da PNEM está estruturado em três partes. A primeira é dedicada à contextualização de como a política foi gerada e conta com um breve histórico da Educação Museal no Brasil. Em seguida, o caderno apresenta o processo colaborativo de elaboração da PNEM, destacando a relevância da ação das REMs para este processo, além de discutir sobre possibilidades de ações e práticas da mesma.

A segunda parte do Caderno apresenta um glossário, no formato de verbetes, com os principais conceitos utilizados no campo da Educação Museal. Ao final, o leitor pode encontrar os documentos que influenciaram a criação da PNEM, como a Carta de Petrópolis, a Carta de Belém, a Carta de Porto Alegre e a Portaria nº 422, de 30 de novembro de 2017, publicada pelo Ibram. 

No workshop Práticas em rede: rede de práticas, após a apresentação do Caderno e sua estrutura, os participantes foram encorajados a formarem grupos para que debatessem, baseados nos princípios e diretrizes propostos pela PNEM, sobre a aplicabilidade desta política nos contextos variados dos museus brasileiros, a fim de incentivar o surgimento de propostas de ações fomentadas pela Política de Educação Museal.

A partir das diretrizes da PNEM, os participantes do workshop organizaram suas propostas sobre a aplicabilidade e difusão da mesma. Os grupos expuseram seus tópicos e, para a surpresa das palestrantes, eles já estavam articulados em suas propostas e partilhavam de opiniões comuns sobre os temas levantados, evidenciando a importância deste momento para o fortalecimento da área da Educação Museal e das ações das Redes e em redes.

 Algumas das propostas, fortalecidas pelo tema da próxima Primavera dos Museus: “Celebrando a Educação em Museus”, contemplavam a continuidade de debates, encontros e rodas de conversa sobre o documento. Tais encontros visariam a formação de agentes multiplicadores que pudessem difundir as diretrizes do PNEM em suas regiões e ampliar o alcance da mesma. 

Outra proposta levantada pelos participantes falava sobre a PNEM servir como um modo de sensibilizar os gestores dos museus, destacando que, além da pesquisa, comunicação e preservação, a Educação Museal deve ter destaque nos planos museológicos e, principalmente, nas práticas da instituição.

Os tópicos de debate apresentados ao longo do workshop, bem como o Caderno da PNEM, servirão como base para que Fernanda Castro e Luciana Martins possam elaborar um roteiro de aplicação desta oficina para que as outras REMs possam realizá-la também.




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