16 setembro, 2018



REDES DE PRÁTICAS | PRÁTICAS EM REDE

TEXTO DE ABERTURA DO ENCONTRO 2018

Em nome da REM-SP quero agradecer ao Sistema Estadual de Museus, ao Museu da Energia de São Paulo e à ACAM Portinari pelo apoio na realização deste encontro 2018.

O Encontro REDES DE PRÁTICAS | PRÁTICAS EM REDE proposto pela Rede de Educadores de Museus do Estado de São Paulo – REM SP tem por objetivo reunir os profissionais que atuam na área de educação e mediação cultural em museus, espaços de memória e cultura, no contexto do Encontro Paulista de Museus do Estado de São Paulo.

A oportunidade que o 10º EPM  oferece de reunir profissionais oriundos das diversas regiões do Estado de São Paulo, potencializa e enriquece o intercâmbio dos agentes que atuam neste campo de prática, em um momento de profundas transformações, em que a atuação em Rede se torna cada vez mais importante e necessária.

Desde seu início, efetivamente em 2014,  a REM-SP se articula de  maneira informal, voluntária e passa por fluxos de membros mais atuantes e participativos que estimulam discussões por meio de Grupos de Trabalho. Em 2016 realizou-se o I Encontro Anual em parceria com o SESC, no Centro de Pesquisa e Formação. No ano seguinte essa parceria foi renovada e realizamos o II Encontro Anual. 

Aqueles dias intensos de agosto de 2017 foram tão estimulantes que despertaram o anseio de deixar registradas aquelas discussões e iniciativas tão diversificadas, mas que de certa maneira se convergem nos temas que constantemente permeiam os desafios da Educação Museal no Brasil. Aliado ao desejo de deixar um legado da nossa contribuição para a REM-SP surge a proposta da realização de uma publicação "Rede de Redes Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil". 










Nenhum comentário:

Postar um comentário