24 outubro, 2018

Ata da reunião da REM-SP em 16.10.2018 – avaliação da ação Primavera de Museus no Museu da Energia e outros assuntos.

Ata da reunião da REM-SP

Local: Museu da Energia de São Paulo
Participantes: Marina Gouveia (REM SP) , Sabrina Paulino (MESP), Lilian Amaral (REM SP)e Silvia Arruda (REM SP)
                Aproveitando o encontro, fizemos uma retrospectiva desde o início do ano - reunião 28.1 no Memorial da Resistência para relembrar as ações planejadas ligadas aos temas abaixo e as executadas .
link de referência: https://drive.google.com/open?id=1N_sOZA1uxVI2OMmMg0Yf88aZWyIKtrhC  .  
As ações eram:
·         Março – lançamento do caderno da PNEM
·         Julho – 10º. Encontro Paulista de Museus ( REM SP foi convidada para uma sessão)
·         Agosto - 3o. Encontro da REM SP no SESC CPF
·         Outubro – Seminário Internacional Do Museu Histórico Nacional Rio

                Passados estes 10 meses, foram executados:

  •         19 Fevereiro – encontro no Memorial da Imigração




·         2 Abril – encontro no Capital 35 Espaço Multiartístico

http://remsp.blogspot.com/2018/10/reuniao-rem-sp-do-dia-02-04-2018.html#links

IMPORTANTE : ENTRE ESTES 2 ENCONTROS FOI FORMALIZADO CONVITE DO MUSEU DA ENERGIA PARA QUE A REM SP UTILIZE SEU ESPAÇO COMO NOSSA SEDE.

·         Julho -10o Encontro Paulista de Museus (EPM) - iniciativa do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

·         19 Julho - lançamento do E-book  relativo ao nosso 3.o Encontro da REM ( agosto 2017 no SESC CPF ): "Rede de redes  - Diálogos e perspectivas das Redes de Educadores em Museus no Brasil " (https://www.sisemsp.org.br/redederedes/)

Participação da REM SP com 3 mesas: https://youtu.be/qx18LtSPxLs

http://remsp.blogspot.com/2018/09/redes-de-praticas-praticas-em-rede.html#links

·         20 Julho -  Workshop “Práticas em Rede, Rede de Práticas” no Museu da Energia

http://remsp.blogspot.com/2018/08/workshop-praticas-em-rede-rede-de.html#links

 

·         Agostoa previsão da realização do 3º. Encontro não se realizou pois nosso provável parceiro SESC CPF não manifestou interesse . As organizadoras do Ebook - Lilian Amaral e Joselaine Tojo - acreditaram ser mais necessário focar esforços na produção desta publicação.

·         Setembro- Primavera dos Museus – ações da REM SP no Museu da Energia

·         18 Setembro – Palestra - Lazer em Instituições Museológicas: a ação do Educador para a experiência de lazer do visitante espontâneo em espaços museológicos. Profa. Marina Gouveia

·         19 Setembro – Palestra - 40 museus diferentes em 40 dias. Profa. Priscila Leonel

·         21 Setembro -  Expografia acessível - workshop teoria e prática, tendo o espaço do MESP como laboratório de experimentação e análise, com Arquiteta Silvia Arruda

·         22 Setembro - Palestra e Percurso - A cidade como experiência - Profa. Dra. Lilian Amaral

·         16 Outubro – Reunião de avaliação das ações da Primavera de Museus no Museu da Energia onde foi solicitado um breve relato dos participantes acima com fotos das ações para 26.10 a ser compartilhado. Thiago Consiglio realizou uma ação no interior e vai avaliar se é pertinente incluir um relato.

               Foram tratados outros assuntos :

a.       Ações a acontecerem até o final do ano, tais como:

-22.10 - Encontro Regional de Museus do SISEM https://www.sisemsp.org.br/secretaria-da-cultura-recebe-1o-encontro-regional-de-museus-da-capital-inscreva-se/

- 30.10 – Curso  “Direitos Humanos – da teoria às práticas educativas em museus” no Memorial da Inclusão, preparatório para a campanha Sonhar o Mundo

https://www.sisemsp.org.br/inscricoes-abertas-curso-para-a-campanha-sonhar-o-mundo-nos-polos-de-transmissao/

- 23.11 – Reunião no Museu da Energia sobre compilação de dados sobre o território ( Museu Energia, SESC Bom Retiro, Memorial da Resistência e Espaço Cultural Porto Seguro)

- 28.11 – Reunião Território da Luz com território Consolação – encontro “Modos de viver o território: laboratório de experiências”.

- 10 a 16/12 – Campanha Sonhar o Mundo - semana que contempla o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a campanha Sonhar o Mundo parte do pressuposto de que os museus paulistas devem atuar como instrumentos de transformação social. Postagens nas redes sociais serão criadas com a hashtag #SonharoMundo. O mote da ação em 2018 é a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b.      Próxima reunião da REM SP, sugerida em 23.11 no Museu da Energia, para reorganização e reestruturação de GTs, devido à natural mudança de pessoas e fluxos num trabalho voluntário. Foi lembrado de resgatar o recadastramento de email e googlegroups da REM com Josy e Lia, assim como atualização de BLOG e Facebook. Estas estão fora da REM temporariamente, então ficamos sem apoio nos GTs de Comunicação, no qual permanece Marina apenas, e de Formação. Precisamos convocar via email, blog, FB os colegas da REM SP para participar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário