26 março, 2018

Sobre a ultima reunião, dia 19/02.



A segunda reunião da REM-SP em 2018 foi realizada no auditório do Museu da Imigração, no dia 19 de Fevereiro, e tinha como proposta a discussão e reflexão sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), bem como o cronograma de atividades deste ano e a participação e o vínculo de educadores à Rede.  

Um dos pontos levantados na reunião anterior falava sobre a maior participação dos educadores que atuam diariamente nos locais onde acontecem as reuniões. Sendo assim, na reunião do dia 19/02, houve um momento dedicado à fala dos representantes do Núcleo Educativo do Museu da Imigração, que acolheram os participantes da REM-SP nesta data.

Os educadores da instituição deram início a debates sobre como a REM pode ser um espaço de mais representatividade para os educadores, não só os que atuam em museus mas também em outras instituições culturais. Foram levantadas questões como:

  • Quais são os motivos pelos quais os educadores não estão mais presentes nas reuniões e nas atividades da REM?
  • Enquanto na REM, estamos representando instituições, ou não?
  • Existe uma inibição da participação dos educadores quando estão em presença de gestores e coordenadores?
  • Considerando a presença de muitos educadores que chegaram a pouco tempo nas reuniões, como garantir que o já foi discutido e deliberado nos anos anteriores seja mais acessível para os diferentes níveis de engajamento que a REM pode proporcionar?
  • Como dar continuidade a esse registro de maneira eficaz e democrática e como tornar esse espaço mais acolhedor?
  • Como o grupo de trabalho de Comunicação pode atuar melhor nesse sentido?

Apontou-se como possibilidade de aprofundamento nessas questões a análise da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), resultado de um processo desenvolvido por profissionais da área e pesquisadores de educação em museus e instituições culturais (para mais informações: http://bit.ly/2pmpf33).

A PNEM, nesse caso, seria um suporte para aproximação da história das Redes de Educadores Museais, dos desafios para sua concretização e das possibilidades apontadas por ela em relação à realidade dos educadores paulistas, em específico do interior e do litoral do estado.

Houve também uma discussão sobre o uso e a difusão dos registros do II Encontro de Educadores da REM-SP (2017). Para a próxima reunião, será importante retomar o calendário de 2018, discutido no primeiro encontro do ano, além da continuidade das discussões levantadas pelos novos membros, a princípio atravessando a PNEM.

Lembramos também que, durante a rodada de apresentações, foi levantado o desejo de realizar um encontro para discussão da pesquisa de mestrado de Cintia Masil, que reflete sobre a precarização e as condições de trabalho dos mediadores em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

A próxima reunião será no dia 02 de abril, segunda-feira, das 18h30 às 22h no espaço Capital 35, próximo ao metrô Sumaré (https://capital35contato.wixsite.com/capital35).

Seguiremos testando novas metodologias de encontro, acolhimento e discussão. Participem para que possamos dar continuidade a essas importantes discussões e para ocuparmos o espaço da REM-SP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário