Ata do encontro da
REM SP em 19.02.2018
Realizada no Auditório do Museu da Imigração, o segundo
encontro da REM SP em 2018 contou com a participação de 15 colegas, sendo: Luiz
Gregório – educador do Museu da Imigração com formação em história da arte na UNIFESP;
Raquel Freitas – educadora do Museu da Imigração com formação em letras na
UNIFESP; Thelma Löbel – educadora com formação em artes visuais; Rodrigo – Museu da
Energia de São Paulo com formação em filosofia e técnico em Museologia; Lilian
Amaral – artista visual e pesquisadora; Vanessa – educadora no Museu de
Zoologia da USP com formação em artes visuais; Cintia Masil – mediadora e
pesquisadora da UNESP; Marcia – coordenadora do núcleo educativo e educadora do
Museu de Zoologia da USP com formação em biologia; Fabio d’Andrea – trabalha no
Museu da Limeira com formação em turismo; Letícia – trabalha no Museu da
Limeira com formação em museologia; Mariana Kimie – educadora do Museu da
Imigração e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial com formação em
arquitetura e urbanismo; Camila – pesquisadora da UNESP; Isabela Maia –
educadora do Museu da Imigração; Thiago Consiglio – pesquisador da Universidade
Federal de São Carlos; Natalia Godinho – educadora do Museu da Cidade.
Durante a apresentação, foi levantado o desejo de realizar
um encontro para apresentação e discussão da pesquisa de mestrado de Cintia
Masil, que versa sobre a precarização e as condições de trabalho dos mediadores
em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.
Resumo do encontro:
Foi realizada a leitura da ata da reunião anterior e foram
feitos informes iniciais sobre o calendário de 2018 (A). Foram levantadas as
questões do Núcleo Educativo do Museu da Imigração, espaço que recebeu a
reunião, que indicaram debates sobre como a REM pode ser um espaço de mais
representatividade para os educadores, não só os que atuam em museus mas também
em outras instituições culturais (B). Fizemos uma leitura da Política Nacional
de Educação Museal (PNEM) usando uma metodologia dos “Ensaios ignorantes” (C).
Discutimos a edição dos vídeos realizados durante o II Encontro de Educadores
da REM SP no CPF-Sesc como forma de atrair mais educadores para a REM (D).
Voltamos à questão da representatividade e da relação da PNEM com a REM,
apontando críticas (E). Fizemos alguns encaminhamentos para a próxima reunião
(F).
A. Foram feitos os informes iniciais.
Foi realizada uma leitura da ata da última reunião, ocorrida
em 28/01/2018.
Informou-se que não será lançado em março o caderno da PNEM
– haverá rediscussão do calendário com a REM-Brasil.
Ficamos de verificar se os educadores conectados às REMs
podem solicitar isenção da inscrição no Seminário Internacional do Rio de Janeiro.
B. Considerando as reflexões que foram feitas em 2017, os
educadores do Museu da Imigração levantaram os seguintes pontos, na fala da
educadora Mariana Kimie.
Sobre a profissionalização e a precarização do trabalho dos
educadores em diferentes espaços:
Quais são os motivos pelos quais os educadores não estão mais presentes nas reuniões e nas atividades da REM?
Enquanto na REM, estamos representando instituições ou não?
Existe uma inibição da participação dos educadores quando estão em presença de gestores e coordenadores?
Quais são os motivos pelos quais os educadores não estão mais presentes nas reuniões e nas atividades da REM?
Enquanto na REM, estamos representando instituições ou não?
Existe uma inibição da participação dos educadores quando estão em presença de gestores e coordenadores?
Como pensar numa rede que apoia a
conversa entre pessoas em posicionamentos/posições diferentes?
Há muito que já foi discutido. Como registrar para
saber o que interessa ou não? Presencial ou não presencial? Há dificuldade para
estar presente, mas podemos pensar em outras formas de comunicação para
estimular outras formas de participação.
C. Rafael traz uma metodologia para uma leitura conjunta
da Política Nacional de Educação Museal: “leituras ignorantes”, que vem do
projeto “Ensaios ignorantes”.
O convite é que o texto seja mudado pelas pessoas que estão
lendo.
Qual o tempo de leitura? 30 minutos.
Qual o texto? Princípios, eixos 1, 2 e 3 da PNEM.
Durante esse tempo, qualquer um pode tomar a palavra para a leitura (isso é acolhido).
São permitidos: 3 pedidos de repetição; 5 digressões de 1 minuto; e 3 perguntas para outro participante, com 2 minutos para resposta.
Qual o tempo de leitura? 30 minutos.
Qual o texto? Princípios, eixos 1, 2 e 3 da PNEM.
Durante esse tempo, qualquer um pode tomar a palavra para a leitura (isso é acolhido).
São permitidos: 3 pedidos de repetição; 5 digressões de 1 minuto; e 3 perguntas para outro participante, com 2 minutos para resposta.
D. Vídeos resultantes do II Encontro de Educadores da REM
SP.
Foi mencionada a plataforma colaborativa do MALBA - Tablero:
respostas de 1 a 3 minutos a perguntas relacionadas ao cotidiano dos educativos
(uma referência de formato interessante para difusão das discussões
produzidas).
Thiago sugere que haja um destaque na edição dos vídeos do
II Encontro da REM, baseado no texto da PNEM. Como disponibilizar um vídeo tão
grande?
Lilian comenta que o vídeo editado vai ser lançado junto da
publicação decorrente do II Encontro da REM.
Camila sugere que uma edição desses vídeos por temas pode
ser uma maneira de sentir como os educadores respondem a eles.
Assistimos um trecho do depoimento da Luciana Martins.
E. Começaram a ser levantadas ideias para os próximos
encontros e há um retorno para as questões que ficaram em aberto na primeira
parte da reunião.
De cada eixo da PNEM, qual ponto nós
identificamos como mais importante para as problemáticas levantadas por nós?
Com relação à aplicabilidade da PNEM – como a
PNEM já é aplicada? Em que lugares podemos promover encontros para discutir a
PNEM, onde se faça sentido a discussão?
Onde está a crítica nessas proposições?
Antes de discutir a PNEM, o que é a REM?
É preciso entender a REM como um espaço de representatividade, mas onde estão os educadores?
É preciso entender a REM como um espaço de representatividade, mas onde estão os educadores?
Como tornar a história da REM mais
explícita a partir de plataformas já existentes?
F. Encaminhamentos
Para definir quando será a próxima reunião da REM, Rafael
vai fazer um doodle com 3 datas possíveis na terceira semana de março em
horários entre tarde e noite. Mandará para quem está no mailing decidir e então
divulgaremos.
Mariana Kimie e Luiz Gregório ficarão encarregados de pensar
em outros formatos e metodologias de reunião.
É preciso compartilhar a senha para assistir os vídeos do II
Encontro da REM SP.
É preciso discutir no próximo encontro como ocupar as
estruturas nos eventos disponíveis: EPM, Encontro de Educadores da REM,
Seminário Internacional etc.
É preciso deixar mais claras as pautas da próxima reunião
para informar melhor os educadores que já participam dos encontros ou não.
Sugestão de local para a próxima reunião: Capital 35, espaço
cultural próximo ao metrô Sumaré.
Continuaremos investigando a relação da REM com a PNEM em
sua aplicabilidade.
Ata 1.o encontro REM SP em 28.01.2018
Realizada no Auditório do Memorial da
Resistência, o primeiro encontro da REM SP em 2018 contou com a participação
de 17 colegas, sendo : Davidson Kaseker – GT de coordenação do SISEM SP, Lilian
Amaral- artista visual, curadora e coordenadora da Rede Internacional de
Educação Patrimonial, Josy Tojo – apoio técnico da ACAM Portinari, Silvia
Arruda – arquiteta especializada em expografia acessível, Lia Emi –
historiadora e guia em Libras, Rafael – educador-residente e artista, Isabela -
coordenadora do educativo do Museu da Imigração, Renan- educador do Memorial da
Resistência, Natalia – historiadora, técnica em museologia, do Museu da Cidade,
Marina – foi coordenadora do educativo do CCBB e é produtora cultural, Fernanda
– historiadora, educadora do Museu da Energia de Itu, representando a região de
Sorocaba, veio por meio do Thiago Consiglio, Michael – historiador, educador,
assist. técnico ACAM Portinari, Carol- historiadora, Thelma Lobel educadora,
coordenadora e pesquisadora, faz parte do coletivo Zebra 5, Ialê – coordenadora
do educativo e acessibilidade do Museu do Futebol, João Pedro – recém formado em Museologia em Pelotas com projetos
na ZL, Renato- historiador, educador da pinacoteca e professor e a educadora do
Memorial da Resistência.
Todos se
apresentaram numa roda de conversas onde foram discutidos os seguintes temas:
A.
A PNEM – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL
contempla o reconhecimento das REMs
B.
Um histórico e mapeamento das redes foi
encaminhado para o IBRAM e será lançada uma publicação em março a confirmar
C.
A REM SP teve encontros ao longo do ano de
2017, sendo que foram criados quatro GTs : Comunicação, Acessibilidade,
Formação e Políticas Públicas. Cada GT teve de 3 a 4 membros , sendo que os dois
primeiros GTs foram mais atuantes .
D.
Tivemos o II Encontro da REM : “Rede de Redes: diálogos e perspectivas das redes de
educadores de Museus no Brasil”, em agosto no SESC CPF e isto mobilizou
muito a comissão organizadora, que composta por poucas pessoas criou conteúdo, convidou ,produziu ,
apresentou trabalhos, abriu mesas, gerou listas, acompanhou gravações, editou e geriu certificados . Desde encontro resultará
uma publicação em forma de e-book apoiada pelo SISEM-SP e ACAM Portinari com
todos os trabalhos apresentados, assim como vídeos de entrevistas com os
convidados.
E.
Não há vontade geral que a REM fique sendo
apenas uma produtora de eventos. Portanto, foram abordadas perspectivas
processuais com encontros formativos dialógicos, em museus e espaços de cultura
e memória como forma de fortalecimento da própria REM SP, e como ampliação de
seu campo de ação e reflexão.
F.
Calendário 2018 , temos o seguinte calendário
de ações previstas, para nos alinharmos:
Março -
lançamento do caderno da PNEM pelo IBRAM junto às REMs; inclui-se a REM SP que
aguarda a confirmação da data para o lançamento;
Julho –
10° EPM- Encontro Paulista de Museus ( a REM SP foi convidada para fazer parte
da programação com um painel/mesa e espaço de encontro com educadores
participantes )
Agosto – III
Encontro REM SP no Sesc CPF [em processo de formatação e conteúdos];
Outubro –
Seminário internacional do Museu Histórico Nacional - Museus e Educação: 60
anos da declaração do Rio de Janeiro.
G.
Lilian citou a importância “de difundir a
história que a gente faz e que nem sempre está ligada ao meio acadêmico, mas é
objeto de estudo, pesquisa e discussão”, portanto, a área de pesquisa e
publicação é essencial para a construção de uma memória e a reflexão no
interior da REM SP;
H.
Fernanda do Museu de Energia Itu falou da
“importância e sucesso das ações extramuros do Museu junto às escolas, que
acabou por trazer as famílias no final de semana”; o relato abriu espaço para
que fosse reforçado o desejo de interiorização da REM e diálogos com o litoral;
I.
Carol comentou da” importância da aproximação
com o universo da educação formal”. Como levar as pessoas até o museu ou levar
o museu para as pessoas? Foi dado o exemplo pelo Rafael do aplicativo da
Pinacoteca, um jogo para interagir no metrô.
J.
A seguir , Josy fez uma retrospectiva da REM
SP .
2014 - Por
ocasião de um Encontro Nacional no vale do Paraíba, foi feita uma reunião no
Museu da Língua Portuguesa, entre outras iniciativas, que resultaram na criação
da REM SP. Na ocasião Luciana Martins foi
então representante da REM-SP no Fórum Nacional de Museus em Manaus.
2015 – a REM
SP participou do EPM- Encontro Paulista de Museus e foi criado o Google Groups
que em 2017 depois foi desativado. Será disparado um Google Forms em fevereiro
para reorganizar as participações no Google Groups em 2 tipos de membros por
interesse.
2016- 1º.
Encontro REM SP;
2017-2º.
Encontro REM SP;
K.
A comunicação atual é feita pelo GT de mesmo
nome, que precisa de mais pessoas para apoio, sendo que Isabela Maia e Marina Gouveia
darão suporte à Josy.
L.
Nosso blog ,http://remsp.blogspot.com.br/ e FB www.facebook.com/redemuseussp email rede.educadoressp@gmail.com
M.
A partir a colocação da Lilian de que, segundo
Renata Bittencourt do IBRAM, somos o
único país da América Latina que tenha editada uma Política Nacional de Museus,
e sendo escrita em língua portuguesa, reduz a possibilidade de difusão e
diálogos internacionais; Renata propôs que verificássemos a possibilidade de a
REM SP fazer a versão em espanhol e em inglês, e Lilian informou que na data de
29 de janeiro, ou seja, em duas semanas seria realizada a primeira reunião da
REM e na ocasião, seria feia uma consulta aos membros. Prontamente, 4 membros
que falam outras línguas estrangeiras se dispuseram após convite à participação,
o que resultou em dois grupos: espanhol ( Lilian e Rafael) e inglês ( Lia e
Isabela). A referida versão será encaminhada e revisada pelo IBRAM e o grupo da
PNEM, que já está a par das mediações relativas às versões;
N.
Acordamos em basear nossas discussões e
trabalhos do ano de 2018 pautados no PNEM (que foi lançada do 7º. Fórum
Nacional em Porto Alegre em 2017 e que teve presença de Paola Maués como
representante da REM-SP) https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Documento-Final-PNEM1.pdf.
O.
A partir da leitura prévia deste documento,
iremos nos reunir em 19 de fevereiro no Museu da Imigração para uma dinâmica
performativa com base no texto publicado pelo IBRAM, como sugestão do Rafael, a
fim de que nos apropriemos da PNEM e que
possamos estabelecer articulações entre os educativos dos Museus e espaços de
memória e cultura, com base nos postulados da política nacional de educação
museal;
P.
Nossa intenção é que cada encontro
aconteça nos vários espaços culturais,
numa tentativa de envolver as equipes de cada Museu, reforçando as articulações
entre os campos da educação e demais áreas, como curadoria, conservação,
pesquisa, museografia, publicações, entre outras.
Q.
Os GTs de 2018 ficam com os seguintes temas e
membros: Políticas públicas – Lilian, João, Rafael, Natalia e Telma; Comunicação
– Josy, Marina e Isabela;
R.
Formação
– Lia,...;
S.
Acessibilidade – Sílvia,
Lilian e Anderson do Museu de Arte Sacra.
Como
algumas pessoas já haviam saído dado ao adiantado da hora, fica em aberta a
participação de quem queira atuar em algum[ns] dos grupos, alinhando-se.
Obrigada a
todos, bom rever os antigos colegas e receber os novos!
Um 2018
produtivo e motivador!
REM SP
Museu de Arte Sacra de São Paulo - Avenida Tiradentes, 676 - São Paulo.
Pauta:
1. Desdobramentos do II Encontro
Anual da REM SP | CEF SESC SP, 28 e 29 de Agosto de 2017.
2. Lançamento do Caderno da PNEM |
IBRAM, previsão para Março, 2018.
3. Calendário 2018 REM SP
Participantes:
Silvia Arruda, Thiago Consíglio,
Carina Puceriarini, Isabela Ribeiro Arruda, Marina Amaral Gouveia, Natália
Godinho da Silva, Joselaine M. Tojo, Lia Cazumi Yokoyama Emi, Vanessa Costa
Ribeiro e Lilian Amaral.
Apresentação dos presentes e informações sobre os desdobramentos do
II Encontro da REM SP/2017, publicação do e-book em parceria com o SISEM-SP e a
ACAM Portinari.
Ampliação de prazo: Os artigos
que farão parte do e-book serão recebidos até o dia 15/01/2018.
O vídeo com as entrevistas foi
finalizado. Houve discussões sobre as possíveis formas de utilização do
material bruto e editado, das entrevistas realizadas durante o II Encontro da
REM SP, para divulgação da REM-SP nas redes sociais, Formações, Encontros, etc.
Informes:
1. O
GT de Acessibilidade, criado no início de 2017 organizou duas visitas muito
proveitosas ao Centro de Memória da Dorina Nowill e ao Museu de Arte Sacra.
2. Destacamos
a atuação da Comissão de Organização, por ter realizado o II Encontro,
mobilizando reflexão sobre a forma de realização mais horizontal e dialógica na
formulação de Grupos de discussão em torno das demandas e evidências apontadas
pelos membros da REM e SP e demais REMs BR, leituras contextuais, assim como a
iniciativa de organização de publicação e desdobramentos, como possíveis ações
em direção à difusão da REM SP no interior e litoral. Porém há a preocupação da
Rede em não se tornar uma “realizadora de evento”, e Lilian Amaral sugeriu a
realização de encontros trimestrais seguidos de formação.
3. O
email remsp@googlegroups.com (ferramenta de discussão da REM) foi
deletado devido à problemas de utilização, porém discutiu-se a importância
desta ferramenta que foi criada com o objetivo de ser um “fórum” para discussão
e inclusão na REM-SP. Assim, ficou decido que Thiago irá elaborar um texto para
divulgação e recadastramento dos membros da Rede e a Lia fará a organização e
operacionalização deste recadastramento.
4. A
REM-SP foi convidada a participar da Comissão Consultiva do 10° EPM – Encontro Paulista de Museus,
que em 2018 será nos dias 18,19 e 20 de julho.
5. O IBRAM irá lançar o Caderno da PNEM em
março e convidou as REMs do país para participar organizando eventos de
divulgação. Ainda não há detalhes, mas a REM-SP já confirmou a participação.
Sendo assim, para o calendário 2018 já teríamos algumas
ações a realizar:
Março – lançamento do Caderno da
PNEM.
Julho – 10° EPM.
Agosto – III Encontro Anual.
1ª. Reunião da REM SP em 2018
29/01/2018 para deliberações e
encaminhamentos gerais
Local a ser definido e informado
em breve.
A REM SP deseja a todos boas festas e um ano novo com muitas
realizações.
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