04 setembro, 2019

Ata de reunião 22.02.2019 - Museu da Energia de São Paulo


CONTEÚDO DA REUNIÃO
                Lilian Amaral apresentou um breve histórico da REM- SP, que existe desde 2014 e que se articula através de trabalho voluntário de seus membros, com grande fluxo de quadros, o que é normal em redes e coletivos. 

A partir de 2017 começamos a trabalhar com 3 GTs : Acessibilidade, Comunicação e Políticas Públicas. Neste mesmo ano foram realizadas uma série de reuniões e  realizado em agosto no SESC CPF o 2º Encontro da REM SP :“Rede de redes: diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil”. Este encontro gerou um e-book de mesmo nome, cujo endereço na web é https://www.sisemsp.org.br/redederedes/index.html

Durante o ano de 2018 com o lançamento do caderno PNEM, nos debruçamos para estudar as linhas gerais, com o recorte de nosso GTs., cujo endereço é https://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Museal.pdf.

A ideia do encontro realizado dia 22/02 era, entre outras pautas, preparar um calendário anual, e ficamos de nos encontrar a cada 2 meses, com próxima data provável para meados de abril. Os demais meses  junho, setembro e/ou novembro ) vamos agendando a cada encontro, com possibilidades de ser no interior. Parece que Sorocaba é uma região boa para todos presentes, a confirmar. 

Houve a solicitação por parte da REM-BA, através do Thiago, que participará com uma comunicação no encontro REM – BA em 21/03 e representará a REM – SP nesta ocasião, de um vídeo –depoimento da REM SP. Como temos problemas com verbas e prazo, e também qualidade de captação audiovisual, não vamos produzir o vídeo neste momento.
Ivan David sugeriu que fosse criado um portal onde estariam unidos blog, Facebook e etc. Ou que o SISEM abrigasse um portal ou link da REM SP, questão a ser levada ao diretor do SISEM, David Kaseker. O SISEM e o Museu da Energia divulgaram nosso encontro e devemos registrar estas divulgações institucionais.


                PAUTA REM-SP PARA 2019 – ACESSIBILIDADE CULTURAL
SUGERIMOS A LEITURA DOS TEXTOS PUBLICADOS NO E-BOOK DA REM-SP E NO CADERNO DA PNEM SOBRE A TEMÁTICA ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA ORIENTAR E APROFUNDAR AS DISCUSSÕES NOS PRÓXIMOS ENCONTROS:

 Acessibilidade em Exposições: uma análise da norma atualizada NBR 9050:2015. https://www.sisemsp.org.br/redederedes/artigos/nucleo3/a5.html, artigo de Sílvia Arruda no E-book citado anteriormente.
Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus
 – Amanda Pinto da Fonseca Tojal

 ACESSIBILIDADE Plena – Isabel Sanson Portela, pág. 59
https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf
Resolvemos trabalhar a fundo este ano sobre o tema transversal Acessibilidade Cultural, pois surgiu fortemente durante as falas de todos presentes.

                  AGENDA DE INTERESSE E RELAÇÕES COM A REM-SP

MARÇO

OLHARES TRANSVERSOS – ENCONTROS PÚBLICOS - Haverá na biblioteca Brasiliana, uma exposição e ciclo de debates associada à exposição TOQUE – do artista Helio Schonmann , curada pela Lilian Amaral,
13/03: Mesa 1 – Arte, memória, saúde coletiva e territórios: diálogos e desafios contemporâneos
20/03: Mesa 2 – Integração, identidades e processos colaborativos: pesquisas e práticas
27/03: Mesa 3 –
 Apropriação, pertencimento e transformação: lugares de mediações
Horário: das 14h30 às 17h30.
Local: Sala Villa-Lobos - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - R. da Biblioteca, 21 - Cidade Universitária, São Paulo, SP.
A partir de março começará um ciclo de 4 meses sobre Acessibilidade no SESC CPF . Abrirão em 26.2 as inscrições para este 1º. Módulo  de Acessibilidade para atividades culturais. No 2o.módulo em abril Sílvia Arruda estará apresentando o tema Expografia com acessibilidade  e Eduardo Cardoso , o tema Comunicação acessível. Em maio, Audiodescrição com Lívia Motta. Em junho Libras com Naiana Olah e Erika Mota. No início da 2a.quinzena do mês anterior começam as inscrições. http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/acessibilidade-para-atividades-culturais.
Aconteceu nos dias 23 e 24 de FEVEREIRO o EPMi -  Encontro Paulista de Museus itinerante , realizado em Ribeirão Preto.
                
ABRIL
Possibilidade encontro da REM-SP no MAM, MAC ou Museu Afro Brasil, pois existe o projeto“ DESLOCAMENTOS”, em conjunto com MAC e Museu Afro, museu Lasar Segall e Pinacoteca de SP e que trabalham em parceria com os CECCOs – Centros de Convivência e Cooperativa de São Paulo. Andrea Biella, do MAC , falará numa das mesas do ciclo OLHARES TRANSVERSOS, na USP / Biblioteca Brasiliana sobre o trabalho  dela no Programa de Acessibilidade Socioeducativa e Cultural Viva Arte! do MAC USP, desde 2006.
No SESC V. Mariana acontecerá o Congresso Ensino/ Aprendizagem das Artes na América Latina:COLONIALISMO E QUESTÕES DE GÊNERO, idealizado pelos educadores Ana Mae Barbosa, mãe da Ana Amália Barbosa e Moacir Simplício, da de 23 a 25 de abril.

https://www.sescsp.org.br/programacao/162793_CONGRESSO+ENSINO+APRENDIZAGEM+DAS+ARTES+NA+AMERICA+LATINA?fbclid=IwAR1acKy81IMcA1qk2E_QIHhyslGWjtoXBmiiD5DzExAn_kbkZkwitwuODH8

 

ENCONTROS SEGUNDO SEMESTREEm novembro haverá o 6º. Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus, organizado pelo GEPAM – IEB USP , no SESC CPF. A REM SP pode fazer uma aproximação e uma possível participação neste evento. Mais informações:
2) endereço de e-mail de contato
3) vínculo acadêmico ou profissional
4) resumo do trabalho
5) eixo temático em que se enquadra
6) 3 palavras-chave
CHAMADA DE TRABALHOS - COMUNICAÇÕES ORAIS
A 6 ª Edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio será realizada em São Paulo - Brasil entre os dias 27 e 29 de novembro de 2019, com o tema central " Nada para nós sem Nós ". Está previsto oferecer uma programação paralela com visitas a museus no dia 30 de novembro.
Os eixos temáticos desta edição são: a) Participação; b) Educação, acessibilidade e direitos humanos e c) Acessibilidade no património histórico.
Abrimos esta primeira convocatória de chamada de trabalhos, a fim de selecionar até 15 comunicações para que os / as autores / as possam solicitar dentro do prazo (18 de abril de 2019) uma bolsa Ibermuseus de Treinamento profissional (http://convocatorias.ibermuseos.org/…/Convocatoria_Becas_Ib….
As propostas podem ser apresentadas até o dia 5 de abril por e-mail para o endereço 6cieamp@gmail.com. Os resumos devem ter no mínimo 250 palavras e no máximo 500, e conter as seguintes informações:
1) nome completo do / a autor / a
O Comitê organizador do Congresso divulgará antes de 15 de abril as comunicações selecionadas nesta primeira chamada. No mês de maio será lançada uma segunda convocatória para completar as 30 comunicações previstas no congresso. Nesta segunda fase, serão incluídas novamente para a avaliação as comunicações que não tenham sido selecionadas na primeira chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário