24 agosto, 2017

 II Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo - REM-SP


Mesa Redonda: Rede de Redes: diálogos e perspectivas das Redes de Educadores de Museu no Brasil


Esta apresentação gira em torno das minhas reflexões e experiências como integrante de diversas redes, entre elas, algumas redes de educadores em museus. As redes são formadas por pontos ou nós. Alguém como eu que está em muitas redes, pode ser o ponto de conexão entre uma rede e outras. Buscarei apresentar alguns desafios e possibilidades encontrados nesta trajetória de enredamento. Enredar é sinônimo de emaranhar, intrincar, enrolar enrascar, complicar, intrigar, conspirar. Mas também pode ser compreendido como tramar no sentido de juntar, atar, ligar, tecer, urdir, compor, colher.
Como tudo que envolve museus e patrimônio, enredar-se não é algo linear, ao contrário, possui estas diferentes facetas, está imerso em um campo relacional, campo de conflito.

A partir da minha vivência especialmente na Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM-Goiás), em cuja criação, em 2010, estive envolvida, e continuo implicada até hoje, buscarei apresentar as colheitas e os novos desafios. A REM-Goiás já realizou oi seminários anuais, e algumas dezenas de encontros, além de ter publicado um livro e alguns anais de seminários, dos quais participaram convidados nacionais e estrangeiros, e participantes de todo o país. Que ganhos sua existência trouxe/traz para o campo da educação em museus no estado de Goiás?




Manuelina Maria Duarte Cândido

Professora do Bacharelado em Museologia da FCS/UFG e do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI. Licenciada em História, especialista em Museologia, mestre em Arqueologia, doutora em Museologia. Realizou em 2014/15 estágio pós-doutoral em Museologia na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. Ex-Diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram.

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