Mesa Redonda: Rede de Redes: diálogos e perspectivas das Redes de Educadores de Museu no Brasil
A comunicação traçará uma reflexão retrospectiva sobre o processo de
escrita criativa co-elaborAtiva (AMARAL) desenvolvido pelo Pontão de Cultura e
Educação Tear junto a Pontos de Cultura e memória entendidos como Museus do
Território, na cidade do Rio de Janeiro, como parte de uma experiência
a/r/tográfica (IRWIN, 2009) vivenciada em mergulhos poéticos andarilhos como
mediação cultural e ativação dos territórios, a proposta de um museu difuso,
nômade e temporário, em diálogo com o conceito de uma geopoética do sentidos
(Amaral, 2015), que nos questiona sobre outros patrimônios possíveis: podem as
práticas de mediação produzir espaço local/território?
Claudio
Andrés Barría Mancilla
Arte educador, músico e pesquisador chileno
radicado no Brasil desde 1995. É doutor
em estudos sociais aplicados à Educação pelo PPGEDU/UFF (2014) com a Tese “Pela
poética de uma pedagogia do Sul, diálogos e reflexões
em torno de uma filosofia da educação descolonial desde a cultura popular da
nossa América” que busca na estética e na memória da cultura rebelde da
nossa América as pegadas para se repensar a educação em clave descolonial. Como
coordenador do Pontão de Cultura e
Educação Tear desenvolve pesquisa/ação participante junto a
museus e pontos de cultura da cidade em torno de uma geopoética do espaço
urbano. É idealizador e diretor da Revista digital colaborativa Astrolábio, do Instituto de Arte Tear. É também membro do Núcleo de Investigação, Resistência e Arte - NIRA
da FFP/UERJ.
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