24 agosto, 2017

 II Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo - REM-SP


Mesa Redonda: Rede de Redes: diálogos e perspectivas das Redes de Educadores de Museu no Brasil


A comunicação traçará uma reflexão retrospectiva sobre o processo de escrita criativa co-elaborAtiva (AMARAL) desenvolvido pelo Pontão de Cultura e Educação Tear junto a Pontos de Cultura e memória entendidos como Museus do Território, na cidade do Rio de Janeiro, como parte de uma experiência a/r/tográfica (IRWIN, 2009) vivenciada em mergulhos poéticos andarilhos como mediação cultural e ativação dos territórios, a proposta de um museu difuso, nômade e temporário, em diálogo com o conceito de uma geopoética do sentidos (Amaral, 2015), que nos questiona sobre outros patrimônios possíveis: podem as práticas de mediação produzir espaço local/território?



Claudio Andrés Barría Mancilla


Arte educador, músico e pesquisador chileno radicado no Brasil desde 1995.  É doutor em estudos sociais aplicados à Educação pelo PPGEDU/UFF (2014) com a Tese “Pela poética de uma pedagogia do Sul, diálogos e reflexões em torno de uma filosofia da educação descolonial desde a cultura popular da nossa América” que busca na estética e na memória da cultura rebelde da nossa América as pegadas para se repensar a educação em clave descolonial. Como coordenador do Pontão de Cultura e Educação Tear desenvolve pesquisa/ação participante junto a museus e pontos de cultura da cidade em torno de uma geopoética do espaço urbano. É idealizador e diretor da Revista digital colaborativa Astrolábio, do Instituto de Arte Tear. É também membro do Núcleo de Investigação, Resistência e Arte - NIRA da FFP/UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário